O Google Sitemaps é uma experiência em indexação da Internet. Ao utilizar
Sitemaps para informar e direcionar os robôs de indexação, o Google espera expandir sua cobertura na Internet e obter mais agilidade na descoberta e inclusão de páginas ao seu índice.
O Sitemap hoje só é utilizado pelos robôs de indexação do Google e fornece uma visualização adicional dentro do site, porém esse arquivo não substitui os métodos normais de indexação da Internet, realizado por várias empresas no segmento de buscas na Internet.
É uma solução para sites que utilizam links na linguagem javascript em suas barras e navegação, porque os robôs de busca não conseguem navegar e conseqüentemente indexar páginas com este tipo de link.
Segundo Marshall Simmonds, vice-presidente do Enterprise Search Marketing da The New York Times Company, faz todo o sentido fornecer rapidamente novos links aos usuários. “Não queremos ficar esperando que o mecanismo forneça resultados. Queremos inserir o conteúdo no mecanismo de forma mais rápida. Sempre que possível, optamos por fornecer o conteúdo, em vez de esperar que o usuário o busque. Isso nos proporciona uma experiência mais interativa” (GOOGLE, 2006).
O Sitemap é válido para todos os tipos e formatos de sites; já existe uma versão de Sitemaps para dispositivos móveis como: celulares, palms e PDAs.
O protocolo do Sitemap é um dialeto do XML (Extensible Markup Language) que resume informações relevantes do site para os robôs de indexação da Internet.
Para cada página do site, pode-se incluir "dicas" de indexação, como a data da última modificação, e alterar a freqüência de alteração.
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